GRUPOS

THE LITAS ALGARVE VÃO A MARROCOS

As The Litas é um movimento internacional de mulheres motociclistas, foi fundado em 2015 com o objetivo de conectar mulheres amantes de duas rodas e está espalhado pelos quatros cantos do mundo. Com um conceito de casa inclusão muito forte, o movimento é aberto a todos os tipos de estilo e de máquinas, é despreconceituoso em relação a classes e idades das motociclistas, sendo a união de mulheres diferentes o ponto forte do movimento, valores que permitem que motociclistas que jamais se conheceriam travem fortes amizades.  

Em 2018 arrancou a aventura das The Litas Algarve, começou com seis motociclistas apaixonadas e hoje já conta com 30 mulheres inscritas. Neste período de actividade têm organizado regularmente encontros e passeios e participado em várias acções de solidariedade. 

Em busca de informação sobre viagens a Marrocos encontrei um anúncio deste grupo com o convite aberto a todas as mulheres motociclistas para uma aventura a Marrocos. Não era para mim dado que era uma viagem direcionada em exclusivo ao grupo feminino, mas achei a ideia muito interessante e de destaque, até porque um dia gostava de ver as meninas cá de casa a experimentar as sensações da condução de uma mota. 

Pelas redes cheguei ao contacto com a Márcia uma das fundadoras do núcleo The Litas Algarve, com muita simpatia e disponibilidade respondeu às minhas questões sobre este projecto e partilhou a sua paixão por este mundo das duas rodas. 

Fiquei a saber que nasceu com uma vontade louca pelas duas rodas, mas foi só aos 30 anos que comprou a sua primeira máquina, uma LML 125cc (igual à vespa), nunca mais parou, e leva a LML a todo o lado, em 2017 preparou a máquina, juntou uns amigos e foi fazer mais de 3000km em terras de Marroquinas. A experiência foi tão boa que em 2019 voltou a Marrocos para visitar o norte do território sempre a bordo da sua “vespa”. 

Por cá já fez três lés-a-lés e como me disse não faz batota, a mota nunca vai à boleia, faz todo o percurso de ida e volta. No meio disto tudo ainda arranja espaço para fazer parte da direcção do Vespa Clube Algarve, que anda sempre em passeios, mais ou menos ambiciosos!  

2016 avançou para a carta de mota (A1) e finalmente concretizou o maior sonho, ter uma Harley na garagem, uma pesada street bob que devagar mas sem intimidar foi tomando o pulso.

Como parte integrante da The Litas Algarve ficou marcado no calendário que a viagem a organizar do mês de Novembro 2019 seria sugestão sua. Com audácia natural e conhecedora do terreno das suas anteriores viagens, com os parceiros Bereber Desert Nonin, arrancou com organização desta aventura Marroquina. 

O arranque da viagem a Marrocos está agendada para o dia 2 de Novembro 2019 e vai rolar até ao dia 8 Novembro 2019. Tânger, Chefchaouen, Alcácer Quibir, Mogador, Marraquexe, Casablanca e Arzila são os principais locais a visitar. 

Nas suas palavras descreve que esta viagem resulta de um gosto universal pelo mundo Berbere, não leva como objectivo principal o fora de estrada nem ambições de condução a obrigar a uma técnica experiente, a ideia é a descoberta de uma cultura diferente e o convívio com as gentes locais. O traçado está desenhado para todos os tipos de motas e pensado para todos, os mais e menos experientes, a rota é pela costa e inspirado nos “descobrimentos portugueses”. 

Para um andamento mais fluido limitam as participantes a cilindradas superiores a 250cc e claro as senhoras serem condutoras das suas motas. Vão ainda ter a oportunidade de conviver com as motociclistas de Casablanca e, numa vertente solidária, ajudar com material escolar as crianças da região.

Aqui deixo mais uma sugestão para uma aventura no feminino na companhia da The Litas Algarve.

Obrigado Márcia (@luso.motogirl) pela partilha e toda a informação disponibilizada sobre a viagem.

Para mais informações podem consultar a página oficial da The Litas Algarve em:

The Litas Algarve

Go Slow and Enjoy the Landscape 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *